MEDEIA


  Alô extraterrestre
  hoje vou apresentar para vocês um quadro que talvez irá iniciar uma série de pinturas.
(eu disse talvez)




     Vou mostrar parte do processo por meio de fotos e também por um vídeo curtinho que eu fiz durante diferentes momentos do processo para vocês.

     Pra fazer esse quadro usei uma imagem de referencia que encontrei pelo papai Google e pelo que entendi, pelos links e por uma rápida pesquisada, pertence ao perfil Deviantart do artista Rob Shields, então usei a ilustração dele apenas como referência. eu acho legal falar dessa referência e nao apenas dizer que encontrei uma imagem no google, até para evitar mal-entendidos.

     Enfim mas por que uma medusa? Bem eu com toda sinceridade estava querendo pintar um ser de personalidade forte e sempre achei a medusa uma figura feminina de peso e força, mas no final das contas não fiz uma medusa, fiz outra personagem e usei uma medusa como referência.

     Esse quadro passou por vários momentos, vocês vão ver que uma parte dele está azul, no canto superior esquerdo, por que antes da escolha da medusa, eu iria fazer outra floresta seguindo a linha da FLORESTA PÚRPURA, mas decidi sair da linha de paisagens e partir para o anatômico

(e acabei gostando)






     Como pode ver, fiz um esboço em lápis mesmo, para depois começar a pintar, preferi iniciar a pintura pelo rosto e partes mais detalhadas. Deixei fluir e fui partindo para outras partes, nesse momento eu já tinha decidido não fazer uma medusa por que mesmo que tivesse dado inicio apenas como um estudo, não quis deixar tão parecido com a imagem que me inspirei, além disso, essa imagem me traria outra personalidade forte do cenário mitológico grego, Medeia.







     Se não sabe a história de medeia pesquise no papai Google... 
( brincadeira rsrs)

     Em resumo básico, segundo a mitologia, Medeia foi uma mulher grega má, uma megera descendente de divindades, capaz de planejar a morte da futura esposa do seu marido, Jasão...

(sim, ele iria abandonar Medeia)

     Em algumas versões contam até que ela matou os próprios filhos, que teve com Jasão, para completar a vingança. Ela faz isso por que mesmo depois de enfrentar céus e infernos por Jasão, ele ainda assim a trai e a abandona.

(algumas versões também contam que ela deu os filhos para Jasão comer, sem que ele soubesse) 

     Medeia também é um símbolo de luta feminina, pelo direito de escolha da mulher para o que quiser da sua vida, numa sociedade machista e patriarcal onde o homem faria o que quer que fosse e sua esposa deveria aceitar complacentemente. 
     Ela é vista como megera ou mulher má por agir conforme sua vontade, mesmo que para se vingar e de forma brutal.



     A partir dessa minha análise, e do encantamento do fim da obra que eu tive, eu dei a ela o nome de “Medeia”. 




Medeia por Lalo
     Nessa obra vejo uma mulher sombria, mas poderosa, que possui uma força ou até uma luz, permitindo que ela mesma se ilumine sem precisar de outro ser, dando a ela uma independência e liberdade imensas, ela exala poder.
     Acredito que medeia era uma mulher muito a frente de seu tempo, por que ela se nega a aceitar ser trocada por outra pela ganância do marido e se vinga, mas não é a vingança que a torna a frente do seu tempo, é o simples fato de agir e não se acomodar, ela poderia ter fugido, poderia ter apenas matado o marido ou feito o que a história conta que fez, mas o importante é que ela agiu como achou que deveria agir, mesmo que de uma forma um tanto extremista, ela agiu conforme sua vontade.
     Essa obra me fez pensar em quantas mulheres, na mitologia e na história, também foram vistas como megeras, por simplesmente fazerem aquilo que julgavam ser o melhor para si, sem permissão de um pai ou marido ou ser superior. Mulheres que foram vistas como megeras por agirem conforme sua vontade ou por simplesmente serem mulheres, numa sociedade que as enxergava como inferiores.
     Não é dia da mulher mas... um beijo à todas as Mulheres.


Espero que tenha gostado!
Lalo

Comentários

Postagens mais visitadas