MEUS OVOS
Sim sim sim... eu fiz outros ovos além dos que já possuo...
(além dos que eu já possuo na minha geladeira)
(rsrs)
(pensou besteira... eu sei)
Só que esses ovos são de cerâmica, não são orgânicos.
Projetei uma série de quatro ovos, cada um representando um dos quatro
elementos da natureza: a Terra, a Água, o Ar e o Fogo.
Os ovos dos Quatro Elementos por Lalo |
Bem primeiro eu quero falar o porquê de um ovo. Estava eu, sozinho, observando e analisando as coisas...
(viajando na minha nave espacial para resumir.)
Percebi que o ovo é uma unidade de criação, dentre as muitas
que existem. Em diversas culturas, seus mitos ou seus símbolos, possuem o ovo
como unidade universal da criação, a partir do ovo se nascerá algo, digamos que
se formos tratar dos fundamentos da linguagem visual, ou das dimensões, o ovo é
o ponto, a partir dele permite-se construir diversas e infinitas coisas.
Além
disso, ele é dono de uma individualidade reprodutiva, Mesmo em mamíferos ele
pode estar presente no processo reprodutivo. Um exemplo é o testículo, que por
vezes também é chamado de ovo, e possui forma oval, presente na anatomia dos
machos da maioria das espécies. Em resumo, o ovo é similar ao ponto, o ínicio
de tudo, o ponto de iniciação, digamos que é uma “singularidade”.
Singularidade na física astronômica é o momento antes do
“big bang”, o ponto zero do universo que conhecemos e vivemos.
Por isso escolhi essa forma oval, A partir da escolha de uma
forma parti para a escolha de um conceito e tratei de algo que está muito
presente no processo de fazer uma cerâmica, os quatro elementos da natureza,
principalmente por que esses quatro juntos, são vistos como primordiais para a
existência de tudo, eles compõe tudo e eles formam tudo, o filosofo grego
Empédocles talvez tenha sido um dos primeiros pensadores que falou isso.
Tecnicamente falando, fazer cerâmica baseia-se nesse
princípio, pois uma peça de cerâmica para ser feita tem a necessidade do uso
dos quatro elementos.
O barro por si só já representa a terra, a água pode ser
representada pela umidade presente no barro e pela adição de água que ocorre no
processo de modelagem, o ar está presente quase em todo processo, no
manuseio, na secagem do barro, desde quando se dá a forma até o momento em que
há secagem total, e a queima no forno representa o fogo, fase final do processo
e que transforma a argila em cerâmica e impede que a peça fique frágil.
Com essa analise eu idealizei quatro ovos que representariam
esses quatro elementos.
Para os nomes desses ovos eu não quis algo simples como “OVO
DO (NOME DO ELEMENTO)” queria algo que sugerisse esse elemento e que
representasse ele principalmente em uma abundancia por isso escolhi os nomes
que escolhi. Para todos os ovos, fiz uso da técnica do maciço oco.
- ELEMENTO TERRA -
Ovo do Geodo - Croqui |
Para representar a terra, chamei o ovo de “Ovo do Geodo”,
trago a ideia do geodo representando as pedras e os minerais, para ele tive
um trabalho um pouco maior, conforme está no croqui, queria criar um aspecto
lapidado ou cristalino, e para conseguir esse aspecto tentei amassar a argila
com um instrumento de madeira que não foi muito eficiente. Esse foi o primeiro
dos quatro ovos que fiz. O corte para ocar e retirar a argila da parte interna
foi feito de forma vertical.
Ovo do Geodo - Primeira Tentativa |
Já na segunda versão, para o aspecto lapidado, usei o
estilete.
(que por sinal ficou com a lâmina cega)
Diferente da sua primeira
versão que ficou horrível mal-feita, e não correspondeu as expectativas,
a segunda versão do ovo do geodo ficou ótima, é considerado por mim o melhor
ovo, em termos de resultado e acabamento. O corte foi feito em diagonal e a
segunda versão foi o sexto e ultimo ovo que fiz.
Ovo do Geodo
|
- ELEMENTO FOGO -
Ovo do Inferno - Croqui |
“Ovo do Inferno” foi o nome dado ao ovo representante do
fogo, pois a ideia de inferno é associada ao fogo excessivo e infinito. Para ele
usei como referência ovos escamados de dragões, seres mitológicos que expelem
fogo, e na parte superior uma boca com oito dentes, semelhante à uma coroa,
fazendo referência ao poder do fogo que consome tudo. Esse ovo também teve duas
versões.
A primeira versão não foi muito agradável aos olhos, as escamas
ficaram sem exatidão, o acabamento péssimo e o corte foi feito em vertical . A
primeira versão desse ovo foi a segunda peça que fiz na ordem de produção.
Ovo do Inferno - Primeira Tentativa |
Já em sua segunda versão, o acabamento melhorado e mais
preciso dá um efeito diferente e mais agradável. Foi a quinta peça a ser feita
na ordem de produção.
- ELEMENTO AR -
Ovo do Espaço - Croqui |
Para o ar, o ovo se chamou “Ovo do Espaço”, representando
toda a atmosfera, todos os ares e além. Para o ovo do espaço, usei como
referencias asteroides e poeira espacial, de todos os ovos este é o ovo que
possui mais espaços vazados. Foi cortado em diagonal, e com versão
única. Foi o terceiro ovo que eu fiz.
Ovo do Espaço |
- ELEMENTO ÁGUA -
Ovo do Mar - Croqui |
Para o elemento água, nomeei o ovo de “Ovo do Mar”, pois
associo ao mar e aos oceanos e as abundancias de águas. No processo criativo do
ovo do mar eu o modelei em formato de esponja do mar e trouxe elementos
característicos marinhos como referência e decoração, como o tentáculo, as
anêmonas e as cracas. Corte também em diagonal e também com versão única, Foi o quarto
ovo que fiz.
Ovo do Mar |
Depois da queima e de muito medo de algum deles explodirem
no forno...
Por que sim, algumas peças explodem no forno, quando ela
está oca e sem nenhuma abertura para entrada ou saída de ar, ou quando não se
aperta muito o barro para remover todo o ar, é comum ocorrer explosões e perca
da peça, mas graças a Deusa não foi o meu caso e todos os meus ovos de barro
foram queimados e tornaram-se cerâmicas.
No projeto inicial os ovos tinham cores e tonalidades
diferentes, porém preferi deixá-los sem pigmentos e com suas cores naturais,
que são tons terrosos. Tive essa preferência por que essas cores me remetem a
terra e ao barro que são a matéria prima das obras, e da importância que existe
na ligação entre o homem e o barro e seus diversos aspectos criativos.
Além disso, essa cor terrosa me remete as cores do sertão do nordeste do Brasil, onde grandes mestres já trabalharam com barro produzindo peças de imenso valor histórico e cultural.
Desde a pré-história o manuseio do barro foi usado para dar
forma aos objetos utilitários, itens decorativos ou artísticos e artefatos
religiosos. A ligação do barro com o homem está firme até hoje, e para mim,
manusear o barro e transformar em algo que está em nossas mentes é uma forma de
estar ligado à natureza, é uma forma de se fundir a terra e ao cosmos, e
transformar algo que está ao nosso redor em uma extensão da mente.
Pois bem, depois de estarem em estado de cerâmica, as peças
são enceradas para ganhar um pouco mais de brilho e receberem um acabamento
mais retocado. E estavam prontas as minhas peças.
|
espero que tenha gostado!!
Boa madrugada
Lalo
Comentários
Postar um comentário