MEUS OVOS


     Sim sim sim... eu fiz outros ovos além dos que já possuo...  

(além dos que eu já possuo na minha geladeira)
(rsrs)
(pensou besteira... eu sei)



     Só que esses ovos são de cerâmica, não são orgânicos. Projetei uma série de quatro ovos, cada um representando um dos quatro elementos da natureza: a Terra, a Água, o Ar e o Fogo.




Os ovos dos Quatro Elementos por Lalo


     Bem primeiro eu quero falar o porquê de um ovo. Estava eu, sozinho, observando e analisando as coisas...


(viajando na minha nave espacial para resumir.)


     Percebi que o ovo é uma unidade de criação, dentre as muitas que existem. Em diversas culturas, seus mitos ou seus símbolos, possuem o ovo como unidade universal da criação, a partir do ovo se nascerá algo, digamos que se formos tratar dos fundamentos da linguagem visual, ou das dimensões, o ovo é o ponto, a partir dele permite-se construir diversas e infinitas coisas.
     Além disso, ele é dono de uma individualidade reprodutiva, Mesmo em mamíferos ele pode estar presente no processo reprodutivo. Um exemplo é o testículo, que por vezes também é chamado de ovo, e possui forma oval, presente na anatomia dos machos da maioria das espécies. Em resumo, o ovo é similar ao ponto, o ínicio de tudo, o ponto de iniciação, digamos que é uma “singularidade”.

     Singularidade na física astronômica é o momento antes do “big bang”, o ponto zero do universo que conhecemos e vivemos.

     Por isso escolhi essa forma oval, A partir da escolha de uma forma parti para a escolha de um conceito e tratei de algo que está muito presente no processo de fazer uma cerâmica, os quatro elementos da natureza, principalmente por que esses quatro juntos, são vistos como primordiais para a existência de tudo, eles compõe tudo e eles formam tudo, o filosofo grego Empédocles talvez tenha sido um dos primeiros pensadores que falou isso.

     Tecnicamente falando, fazer cerâmica baseia-se nesse princípio, pois uma peça de cerâmica para ser feita tem a necessidade do uso dos quatro elementos.

     O barro por si só já representa a terra, a água pode ser representada pela umidade presente no barro e pela adição de água que ocorre no processo de modelagem, o ar está presente quase em todo processo, no manuseio, na secagem do barro, desde quando se dá a forma até o momento em que há secagem total, e a queima no forno representa o fogo, fase final do processo e que transforma a argila em cerâmica e impede que a peça fique frágil. 

     Com essa analise eu idealizei quatro ovos que representariam esses quatro elementos.

     Para os nomes desses ovos eu não quis algo simples como “OVO DO (NOME DO ELEMENTO)” queria algo que sugerisse esse elemento e que representasse ele principalmente em uma abundancia por isso escolhi os nomes que escolhi. Para todos os ovos, fiz uso da técnica do maciço oco.




- ELEMENTO TERRA -




Ovo do Geodo - Croqui

     Para representar a terra, chamei o ovo de “Ovo do Geodo”, trago a ideia do geodo representando as pedras e os minerais, para ele tive um trabalho um pouco maior, conforme está no croqui, queria criar um aspecto lapidado ou cristalino, e para conseguir esse aspecto tentei amassar a argila com um instrumento de madeira que não foi muito eficiente. Esse foi o primeiro dos quatro ovos que fiz. O corte para ocar e retirar a argila da parte interna foi feito de forma vertical.


Ovo do Geodo - Primeira Tentativa

     Já na segunda versão, para o aspecto lapidado, usei o estilete.


(que por sinal ficou com a lâmina cega)


     Diferente da sua primeira versão que ficou horrível mal-feita, e não correspondeu as expectativas, a segunda versão do ovo do geodo ficou ótima, é considerado por mim o melhor ovo, em termos de resultado e acabamento. O corte foi feito em diagonal e a segunda versão foi o sexto e ultimo ovo que fiz.

Ovo do Geodo







- ELEMENTO FOGO -



Ovo do Inferno - Croqui
     “Ovo do Inferno” foi o nome dado ao ovo representante do fogo, pois a ideia de inferno é associada ao fogo excessivo e infinito. Para ele usei como referência ovos escamados de dragões, seres mitológicos que expelem fogo, e na parte superior uma boca com oito dentes, semelhante à uma coroa, fazendo referência ao poder do fogo que consome tudo. Esse ovo também teve duas versões.

     A primeira versão não foi muito agradável aos olhos, as escamas ficaram sem exatidão, o acabamento péssimo e o corte foi feito em vertical . A primeira versão desse ovo foi a segunda peça que fiz na ordem de produção.


Ovo do Inferno - Primeira Tentativa









     Já em sua segunda versão, o acabamento melhorado e mais preciso dá um efeito diferente e mais agradável. Foi a quinta peça a ser feita na ordem de produção.

Ovo do Inferno






- ELEMENTO AR -




Ovo do Espaço - Croqui

     Para o ar, o ovo se chamou “Ovo do Espaço”, representando toda a atmosfera, todos os ares e além. Para o ovo do espaço, usei como referencias asteroides e poeira espacial, de todos os ovos este é o ovo que possui mais espaços vazados. Foi cortado em diagonal, e com versão única. Foi o terceiro ovo que eu fiz.


Ovo do Espaço




- ELEMENTO ÁGUA -



Ovo do Mar - Croqui

      Para o elemento água, nomeei o ovo de “Ovo do Mar”, pois associo ao mar e aos oceanos e as abundancias de águas. No processo criativo do ovo do mar eu o modelei em formato de esponja do mar e trouxe elementos característicos marinhos como referência e decoração, como o tentáculo, as anêmonas e as cracas. Corte também em diagonal e também com versão única, Foi o quarto ovo que fiz.

Ovo do Mar





     Depois da queima e de muito medo de algum deles explodirem no forno...

     Por que sim, algumas peças explodem no forno, quando ela está oca e sem nenhuma abertura para entrada ou saída de ar, ou quando não se aperta muito o barro para remover todo o ar, é comum ocorrer explosões e perca da peça, mas graças a Deusa não foi o meu caso e todos os meus ovos de barro foram queimados e tornaram-se cerâmicas.

     No projeto inicial os ovos tinham cores e tonalidades diferentes, porém preferi deixá-los sem pigmentos e com suas cores naturais, que são tons terrosos. Tive essa preferência por que essas cores me remetem a terra e ao barro que são a matéria prima das obras, e da importância que existe na ligação entre o homem e o barro e seus diversos aspectos criativos.
     Além disso, essa cor terrosa me remete as cores do sertão do nordeste do Brasil, onde grandes mestres já trabalharam com barro produzindo peças de imenso valor histórico e cultural.

     Desde a pré-história o manuseio do barro foi usado para dar forma aos objetos utilitários, itens decorativos ou artísticos e artefatos religiosos. A ligação do barro com o homem está firme até hoje, e para mim, manusear o barro e transformar em algo que está em nossas mentes é uma forma de estar ligado à natureza, é uma forma de se fundir a terra e ao cosmos, e transformar algo que está ao nosso redor em uma extensão da mente.

     Pois bem, depois de estarem em estado de cerâmica, as peças são enceradas para ganhar um pouco mais de brilho e receberem um acabamento mais retocado. E estavam prontas as minhas peças.


Os ovos dos Quatro Elementos por Lalo

espero que tenha gostado!!


Boa madrugada
Lalo

Comentários

Postagens mais visitadas